Módulo IV

Este módulo, sujeito ao tema "Recursos Educativos Abertos Acessíveis", decorreu de dia 19 de maio a 1 de junho (semanas 8 e 9 do curso). 

Comentário...

Ao longo do meu percurso profissional recorri por diversas vezes a Recursos Educativos Abertos Acessíveis sendo que lhes reconheço forte utilidade na nossa construção enquanto profissionais e consequentes progressos qualitativos no desempenho da respetiva profissão. Desde logo destaco o Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), recurso ao qual recorro frequentemente para atualização cientifica. Numa perspetiva de Intervenção Direta em Terapia da Fala recorro frequentemente à adaptação de material e utilização de software disponibilizado no Portal Aragonês de Comunicação Aumentativa e Alternativa. Relativamente à realização de cursos online abertos, esta é a minha primeira experiência mas, numa altura em que o tempo e o dinheiro são recursos limitados e menos flexíveis, acredito que têm um enorme potencial na colmatação de lacunas profissionais, contribuindo, como tal, para o desenvolvimento quantitativo e qualitativo das crianças acompanhadas (no contexto da educação). Além das vantagens que reconheço a estes cursos numa perspetiva económica e temporal, acredito que são uma mais valia na agregação de informação fundamentada e fidedigna. Numa sociedade de informação em que há tanto de tanta coisa por vezes é difícil selecionar cientificamente e não cair, paradoxalmente, na ‘desinformação’. 

Comentário publicado a 20 de Maio de 2014 às 11:43 em http://inctec2014.blogspot.pt/p/topico-4.html


Atividade de grupo ... 

Na sequência da atividade proposta no módulo IV-Recursos Educativos Abertos Acessíveis, o grupo criou um conto adaptado ao plano de aula previamente elaborado (módulo III) através da ferramente livre 'Storybird' (http://storybird.com/). Segue-se o link do mesmo: 



Comentário a um trabalho... 

Obrigada pelo trabalho da Lenda da Serra da Estrela. Trata-se de uma prova da nossa capacidade de plasticidade cerebral, de nos adaptarmos às adversidades. Os números e letras utilizados para substituir a escrita convencional partilham pontos de referência visuais, pelo que pode ser uma tarefa muito interessante para determinada fase da reeducação da Perturbação da Leitura (quer ao nível da estrutura, quer ao nível da compreensão do conteúdo).
Comentário publicado a 1 de junho de 2014 às 22:39 em http://inctec2014.blogspot.pt/p/topico-4.html

Sem comentários:

Enviar um comentário