Módulo I

Este módulo, sujeito ao tema "Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE", decorreu de 7 a 20 de abril de 2014 (semanas 2 e 3 do curso).



Comentário...

Uma pequena reflexão sobre a sociedade de informação e da inclusão fora do contexto educativo:
Estando cientificamente provado a importância da precoce e estimulante imersão da criança surda à Língua Gestual no seu desenvolvimento linguístico, cognitivo e social, o direito a uma educação bilingue, tendo a Língua Gestual Portuguesa como língua primeira e a Língua Portuguesa como língua segunda, está consignado no ponto 3 do artigo 18º do Decreto-Lei n.º3/2008. Contudo, apesar da reconhecida importância do acesso à LGP destas crianças/jovens/adultos, não se verifica uma concretização do acesso à informação no quotidiano através desta Língua, nem através da Língua Portuguesa (LP) na modalidade escrita sequer. Repare-se que, mesmo questões importantes do exercício da democracia como o direito ao voto informado, lhes é dificultado. Grande parte da informação, debates políticos e programas de entretenimento transmitidos na televisão não são traduzidos em LGP nem legendados em LP. E não, aquelas amostras de “caixinhas” semi-visíveis no canto inferior direito da TV, presentes em alguns programas não contam! Tal como a pessoas ouvintes é impossível perceber a informação num volume extremamente baixo, também é impossível às pessoas com surdez perceber a informação visual em quadrados ridiculamente pequenos! Desta forma, considero que é urgente a consciencialização dos operadores de comunicação, da comunidade política e da sociedade civil, de modo a adoptar novas concepções jurídico-políticas e sociais e assim assegurar o direito à diferença, à justiça social e à igualdade de oportunidades previstas nos direitos humanos.

Comentário publicado em http://inctec2014.blogspot.pt/p/topico-1.html  no dia 19 de Abril de 2014. 

Atividade de grupo

Na sequência da concretização do Módulo I - Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para os alunos com NEE, o grupo explorou, analisou e esquematizou o Manual de apoio à prática à Educação Bilingue de Alunos Surdos (publicação do MEC). Repare-se que o esquema diz respeito apenas à Educação Bilingue sendo que os alunos surdos cujos encarregados de educação optam pelo método oralista não se incluem nos tópicos referenciados. Clique na hiperligação que se segue para aceder ao mesmo. 

Esquema - Educação Bilingue de Alunos Surdos em Portugal

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